terça-feira, 22 de março de 2011

A história da Copebrás

Pioneira em muitos aspectos, a Copanhia Petroquímica Brasileira foi fundada em 6 de maio de 1955, coma abertura da primeira fábrica de negro de fumo do Brasil, em Cubatão. O senhor Joseph Michaan, empresário novaiorquino se interessou pelo assunto e falou da idéia com alguns executivos seus amigos da Celanese. O Negro de Fumo rodou em 58, com capacidade de 5 mil toneladas por ano. Hoje produz (nas mãos da Columbian) quase 20 vezes mais!
Em 1966 começou a produzir Sulfúrico e SSP no mesmo site da Cônego Rangoni.
Em 1967 partiu a primeira fábrica de ácido fosfórico do Brasil. Com tecnologia israelense da IMI era o processo de ataque ao ácido clorídrico e extração da salmoura de CaCl2 por extração com isobutilálcool. O processo foi bastante melhorado, mas tinha sérias falhas para o tipo de rocha. E como as operaçãos com inflamáveis ainda eram muito rudimentares, ainda pegou fogo!
Depois de desistirem da tecnologia ao clorídrico, eles foram para um processo Nissan, que foi e continua sendo aperfeiçoado (por nomes que me vem à mente, entre outros: Michelangelo Falino, Guido Hirata, Roberto Matioli, Edson Guedes, José Luiz Marini, Delfim Neto, José Francisco, Ivair Almeida, Eliseu, Paulo de Tarso Florenzano; já vai para 35 anos de história viva! Quem será que vai comprá-la?).
Depois virou uma grande empresa sempre dentro e junto coma a Anglo American, braço industrial da família Openheimer (dos diamantes De Beer, dinastia judaica da Africa do Sul, pois os diamantes são para sempre"!). Tem a outra fábrica em Catalão. Mas isso já é assunto prá outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário